Sistema Cantareira - Um ano depois do volume morto

Em 15 de Maio de 2014, depois de vários dias a descer o nível de água, o Sistema Cantareira apresentava um nível de apenas 8,2% que correspondia a cerca de 80,5 milhões de m3 de água.

No dia 16 de Maio de 2014 entrou em operação a primeira reserva técnica, que populamente é chamada de 'Volume morto'. Esta reserva tem uma capacidade de 182,5 milhões de m3 e permitiu à população de São Paulo descansar um pouco relativamente à crise hídrica em São Paulo. Nesse dia a capacidade disponível passou para 232,5 millões de m3.

Mesmo com essa medida e para reduzir o consumo do principal sistema de abastecimento de São Paulo, o nível de água no Sistema Cantareira um ano depois do início da operação do volume morto é de apenas 194 milhões de m3.

Entretanto a Sabesp implementou outras medidas para evitar o rápido consumo dessa água.

As principais medidadas que a Sabesp implementou foram:

Redução de Pressão

Com a redução de pressão durante a noite, há menos perdas de água na rede de distribuição e a população pode mesmo assim usar a água e encher as suas caixas de água. Esta medida foi muito importante para a redução de vazamentos.

Redução voluntária de consumo

A Sabesp passou a premiar os clientes que consigam baixar o consumo de água. O prêmio era dado sob a forma de desconto adicional na conta da água. Desta forma muitos consumidores reduziram o consumo de água, receberam um desconto maior e ficaram mais alertas para o consumo de água em excesso.

Mudança de Sistema

Para evitar a dependência do principal sistema de abastecimento de água de São Paulo, a Sabesp fez algumas mudanças na sua rede e alguns clientes passaram a ser abastecidos por outros sistemas que tinham menos risco de baixar o nível de água de forma tão rápida.

Futuro?

Se nada de muito diferente for feito e se não houver uma maior quantidade de chuva, os próximos meses e anos poderão ser muito difíceis e a crise hídrica poderá apenas estar a começar.

Veja mais artigos

Este website é independente e não tem qualquer relação com a Sabesp.

Consulte nossa Política de Privacidade

Para maiores informações contate-nos pelo email info@nivelaguasaopaulo.com.

Consulte também a Tabela Fipe.